segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NÃO CONSIGO MERECER...

Esse final de semana, mais precisamente no sábado, me deparei com uma situação que nem havia me dado conta que existia.
Acordei o Lucca como sempre faço. Cheio de beijinhos, apertos, brincadeiras. Ele foi para a sala e se aninhou no colo do pai no sofá. Esperei por um momento enquanto preparava o café da manhã e o chamei.
_Lucca, vem tomar seu café.
Como sempre, apesar de não dar trabalho para comer, ele sempre dá trabalho para vir para a mesa. Então nem respondeu.
_Lucca, vem, estou chamando.
Começou a manha, resmungos e protestos.
_Lucca, estou falando com você. Venha já para a mesa.
E nesse momento ele começou a choramingar enquando se encaminhava para a mesa, sentou e disse algo, que não entendi e pedi pra repetir. E chorando sentidamente, ele repetiu.
_Eu não sou igual você.
_Porque está falando isso filho?
_Eu não consigo fazer as coisas que você faz...

Nessa hora o consolei, disse que não esperava isso dele. Que ele era perfeito do jeito que era e que eu queria apenas que ele viesse tomar o café.
Mas isso ficou na minha cabeça todo o tempo. Será que minha postura, minhas palavras e meu comportamento, estão exigindo do meu filho a perfeição? Será que estou colocando peso demais nas minhas cobranças de mãe?
Ele só tem 04 anos. Não precisa sentir-se assim! Será que ele tem se sentido sobrecarregado demais na tentativa de me agradar? Que mãe horrível!!! Tenho me vigiado mais. Tenho dito mais vezes como ele é importante e como o amo exatamente como é. Sem fazer nada, sem acertar todas as vezes, sem ter um comportamento exemplar. Eu o amo em toda e qualquer situação.

O amor de Deus é assim também. Incondicional. Mesmo assim, achamos que precisamos merecer esse amor. E nos esforçamos arduamente e em vão. Porque nunca chegaremos aos "padrões" de Deus. ENGANO MINHA GENTE. ENGANO!!!
Deus nos ama exatamente assim. Imperfeitos. Com todos os nossos defeitos e pecados. E nada, absolutamente nada do que você faça, O fará te amar menos. Apenas aceite esse amor. Se renda a esse amor. Deixe Deus fazer as coisas por você.
Pare hoje de se cobrar. Não tente se consertar. Vc é amado exatamente como é. E é perfeito aos olhos de Deus. Pare e se renda a esse amor...agora.

2 comentários:

  1. sabe que, lendo isso, me vi nessa mesma situacao, mas com a nicole... acho que eu to cobrando muito dela, querendo que ela faca coisas, que nao sao "responsabilidades" dela, cobrando dela acho que ate demais. me senti horrivel agora, pq acho que estou afastando de mim, quem eu mais quero por perto. ultimamente, ela tem ficado mais manhosa, mais chorona, e tudo repete pra mim, que é so com ela, que com kadu eu nao sou assim, sera mesmo? esse post me abriu muito os olhos, e realmente acho que preciso mudar mais em relacao a nick... ela é perfeita pra mim, do jeito dela, vejo que ela tenta fazer coisas so pra me agradar, e quando sai errado, eu brigo com ela. Obrigada Tia monica, pelos ensinamentos, estava mesmo precisando refletir sobre isso. bjos e uma otima segunda

    ResponderExcluir
  2. O mais importante de tudo, é que eles (filhos), saibam que nosso amor é incondicional. Que errando ou acertando, eles sempre serão amados.
    Cobranças e correções, sempre farão parte do crescimento e aprendizado e se não forem ensinados e corrigidos por nós, pais, serão pelo mundo. E o mundo não ensina com amor. E essa é a diferença. O amor.
    Talvez a Nick esteja insegura quanto a isso. Quando se sentir segura quanto ao seu amor, ela vai corresponder de forma diferente.
    Procure o livro "As cinco linguagens do amor - da criança" de Gary Chapman. Me ajudou muito no relacionamento não só com o Lucca, mas com a Deby e Yuji e também com meu marido. Leia...vc vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir