quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

OUVIDO ATENTO!!!

Sexta feira passada, era dia dos meus outros dois filhos virem pra casa. Normalmente que os pega é o Beto, mas nessa sexta, ele me enviou um torpedo, pedindo que eu fosse buscá-los.
Fim de expediente, peguei o Lucca e estava falando com o Beto no celular enquanto dirigia (fone de ouvido, que fique claro!). Não me lembro em momento algum, de ter comentado sobre pegar as crianças. Falavamos sobre jantar, sobre o que fazer no feriado de carnaval, sei lá. Em algum momento  o Lucca pediu para falar. Desconectei o fone de ouvido, coloquei no viva voz e passei o telefone para o Lucca no banco de trás. Então ouvi ele conversar com o pai:
_Papai, tá tudo bem? A gente vai pegar meu irmão na casa dele e depois vamos embola pra casa tá bom?
Ele desligou.
_Lucca, quem disse que vamos pegar seu irmão?
_Eu ouvi. Você sabia que eu tenho ouvido? Você pensou que eu não tenho ouvido? Eu ouvi ué.

Pois é! Eles tem ouvido. E pasmem!!! Eles ouvem e ouvem tudo. Ouvem mais do que pensamos. Ouvem mesmo aquilo que não queríamos que ouvissem.
Ouvem nossos palavrões no trânsito. Ouvem a discussão entre os pais. Ouvem quando falamos mal ou bem de alguém. Ouvem os planos que fazemos. Ouvem nosso choro. Ouvem nossa oração. Ouvem tudo.
O que seu filho tem ouvido?
Precisamos lembrar que eles ouvem e ouvem bem. Precisamos lembrar que palavras ferem mais que palmada. Precisamos lembrar que eles vão nos repetir.
O Lucca me repete bastante. E acredite, isso é assutador. É assustador ele falar alto e bravo com os irmãos.Mas também é confortante ouvi-lo pedir : Mamãe, você ora por mim?
Não somos perfeitos nem seremos, mesmo com todo nosso esforço. Mas podemos fazer o que está ao nosso alcance. E está ao nosso alcance procurar controlar nossa língua.

" Ora, quando pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, conseguimos dirigir todo o seu corpo." Tiago 3:3
"Da mesma boca procedem bençãos e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim."
Tiago 3: 10

2 comentários:

  1. E como ouvem, Mônica. E com o que ouvem, como aprendem. E com o que aprendem, como se estruturam como pessoas. E com o que se tornam como pessoas, como podem afetar positiva ou negativamente, suas futuras famílias, amigos, colegas de trabalho, comunidades... mundo!
    Parabéns pelas postagens e por seu amor de mãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pastor Robinson pela sua participação aqui. Depois de se tornar mãe, meu desejo de se tornar uma pessoa melhor triplicou, porque sinto a responsabilidade da formação dele. Meu desejo de fazer a vontade de Deus...aumentou ainda mais! E vamos seguindo...Abraços

      Excluir