segunda-feira, 11 de março de 2013

O PRIMEIRO DÍZIMO

E depois do primeiro salário, vem a educação financeira.
No domingo o Lucca decidiu que gastaria todas as moedinhas que ganhou ajudando o vizinho. Embora ele seja ainda pequeno, acreditamos que esse já era o momento certo para ensinar alguns princípios.
Lembrei sobre as histórias sobre a criação e perguntei a ele quem havia criado todas as coisas. A resposta estava na ponta da língua:
_Deus
_Então todas as coisas são de Deus?
_Sim
_Até essas moedinhas?
E a resposta estava na ponta da língua novamente:
_SIM
_Mas Deus não quer que você devolva todo o dinheiro Dele, porque Ele é que permitiu que você ganhasse. Uma parte nós devolvemos para Deus e se chama dízimo. Outra parte, nós guardamos, porque se sempre guardarmos um pouquinho, nunca vai faltar. E a outra parte você pode gastar.
Para minha surpresa, mas não tanta surpresa assim, ele não só entendeu, como ajudou a separar as moedinhas. Separou uma parte e colocou no bolso, para entregar na hora da ofertinha. Separou outra parte e pediu para eu guardar, para ele colocar no cofrinho, e o restante ele gastou inteirinho com balas e chicletes quando paramos no supermercado.
Essa é a hora de ensinar seu filho a lidar com dinheiro. Ensinar sobre o dízimo e o dar com alegria, coração aberto e com desprendimento.
Também é a hora de ensinar sobre economia. Se ganhamos 100, dizimamos 10, guardamos 10. 80 é o que podemos gastar. Essa é a conta que eles precisam aprender desde pequenos. E aprendendo isso, nunca vai faltar provisão. Porque Deus é fiel e SEMPRE cumpre o que diz.
Isso não é assunto para deixar de lado, ou permitir que aprendam sozinhos. Quantos adultos tem problemas finaceiros sérios, porque simplesmente não são capazes de fazer essa conta simples? Gastam mais do tem e nunca tem o suficiente!
Ensine seu filho e aprenda também a lição.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."
Malaquias 3:10

2 comentários:

  1. Parabéns pelos ensinamentos prima! Lindo texto. Peço a Deus que tb me ajude instruir minha Rebeca nos princípios do Senhor. Bjs Marcone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada primo. Tenho certeza de que Deus vai usar vocês na vida da princesinha! Vocês são benção e com certeza Rebequinha também será!

      Excluir