quinta-feira, 4 de abril de 2013

ACERTE O ALVO

Ouvi uma conversa do Lucca ao telefone com nossa prima. Ele dizia:
_Eu tenho 1013 dinheiros!
_1013? Tudo isso? Você está guardando é?
_Sim, no meu cofrinho.
_E o que você vai fazer com esse dinheiro?
_Eu vou viajar sozinho. Sem ninguém!

Pois é! Esses são os planos do meu filho de 4 anos. Viajar sozinho, sem ninguém!
Acho que ele está um pouco precoce, mas desde ontem Deus tem falado comigo a respeito. Me veio a mente um versículo que li numa postagem do facebook de uma amiga:

"Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade."
Salmos 127:4

E durante todo o dia, a noite e hoje pela manhã, Deus tem falado comigo a respeito. Há pouco li um texto de um pastor que não conheço. Encontrei pelo google mesmo. Mas vou pegar alguns princípios dele emprestados (em negrito), porque me fez pensar ainda mais.
FILHOS SÃO FLECHAS:
As flechas tem que estar na mão do guerreiro. Não se engane. Seus filhos estão sim nas suas mãos e você é responsável pela formação dele. Você é responsável. É de você que ele vai extrair princípios e exemplos.
É necessário que haja um alvo bem definido à frente. Ahhh meu amigo. Qual o seu alvo? Você faz idéia em que direção está lançando seu filho? Ou tem levado a vida, numa rotina interminável, sem objetivos, sem tempo para as coisas importantes da vida, sem um alvo?
Hoje, com meus 40 anos bem vividos, eu sei que existe um único alvo seguro. Deus.
O arqueiro precisa ter braço forte. Pais, precisam ser figuras fortes e marcantes. É preciso impor regras e limites. E para quem não sabe, limite dá segurança a uma criança. Ela visualiza seu campo de atuação e se sente segura. Mas crianças sem limites, procuram sem sucesso até onde podem ir. Então clamam por atenção, cuidado, nem que seja preciso se comportar mal, para que seja vista. Conhece casos assim?
Aprenda a dizer SIM. Aprenda a dizer NÃO. Diga não ao seu filho quando for necessário. Corrija seus erros.
Eu sei e sei muito bem, como é dura a tarefa de educar. Dói! Algumas vezes dá vontade de desistir, deixar fazer o que bem entender. Mas então penso na direção da flecha, vislumbro o futuro e confesso que não me agrada o que vejo. Então respiro fundo, peço sabedoria a Deus, levanto a cabeça e digo NÃO!!!
NÃO Lucca, você não pode jogar video game durante a semana. Você NÃO pode comer doces na hora que quiser. Você NÃO vai ganhar um brinquedo cada vez que passar em frente a uma loja de brinquedos, NÃO vai gritar comigo, NÃO vai ser um adulto que acha que pode passar por cima das pessoas para conseguir o que quer.
O arqueiro precisa ser habilidoso. Não basta ter braço forte, é preciso ter habilidade. Você já usou um arco e flecha? Faz idéia de como é difícil acertar o alvo? É preciso ser habilidoso, porque uma flecha lançada com força, mas sem habilidade, pode acertar qualquer coisa, inclusive o coração do arqueiro.
E quais as habilidades que pais devem ter? Saber dizer sim e saber dizer não. Tratar seu filho com respeito. Criança tratada com respeito, aprende a tratar as pessoas com respeito. Respeite seu momento, a fase que está passando. A correção muda com a idade. Não seja duro demais, nem conivente demais. Seja coerente. Respeite as regras que você mesmo instituiu. Ninguém gosta de regras que mudam a todo momento, ou regras que valem pra mim e não vale pra você. Prepare seus filhos para a vida, não impeça o crescimento. Ensine a comprar um doce sozinho, a fazer um pedido ao garçon, permita participar das excursões da escola. E por fim, mas mais importante que tudo, ame seu filho incondicionalmente. Isso tem que estar claro para ele. Ele precisa se sentir amado, seguro. Caso contrário, não será você, que ele vai procurar quando tiver um problema na escola, um impasse, uma escolha. E talvez o conselheiro escolhido, não seja a melhor opção. AME SEU FILHO INCONDICIONALMENTE. Corrija com amor.
A flecha precisa ser reta. Nossos filhos precisam de retidão de caráter, ética e moral. E isso não se aprende na escola, em livros ou na TV. Se aprende com exemplos. Se aprende com os pais e com ensinamentos bíblicos. Se aprende no dia a dia, com sua vida, suas escolhas, suas reações e com seu caráter. Se aprende no domingo pela manhã, na escola dominical. Mas principalmente com sua vida.
A graça de Deus precisa ser uma realidade familiar. Deus precisa estar presente na sua vida, na sua casa, nas suas atitudes.

Então quando chegar a hora do seu filho fazer escolhas sem você, você terá feito sua parte. As escolhas serão dele e as consequencias também. E nesse momento você não poderá fazer muito, nem consertar nada. Não poderá limpar a sujeira. Quando chegar a hora, você poderá dormir tranquilo, porque seu filho foi ensinado nos caminhos do Senhor. Conhece a palavra, e principalmente, conhece o Deus da palavra.
Filhos são flechas nas mãos do guerreiro...acerte o alvo.




4 comentários: