quinta-feira, 25 de abril de 2013

DE BEBÊ PARA MENINO

Até completar 02 aninhos, o desenho preferido do Lucca era "A casa do Mickey Mouse". Depois disso ele elegeu o "Go Diego go", um desenho para idade pré escolar. Ano passado o filme que cansou de rodar lá em casa, foi "Carros" e agora não se fala em outra coisa além de Homem aranha, que é o melhor de todos, mas também tem o Homem de Ferro, Capitão América, Batman, Flash, Ben 10 e por aí vai.
A brincadeira preferida do Lucca, quando está preso pelo cinto de segurança, dentro do carro, é contar histórias. Ele começa, eu continuo, então ele prossegue e assim vai. Vamos dividindo as aventuras. É uma brincadeira muito boa pra estimular a criatividade, a fala, comunicação e expressão,e distrair a criança no trânsito horrendo da cidade de São Paulo ou mesmo em viagens longas.
Todos os dias a mesma coisa...."mamãe, vamos brincar de contar histórias?"
E nessas últimas vezes, tenho percebido uma mudança. Até bem pouco tempo tempo atrás, a história era do Diego, dos animais da floresta e de como ele e o bebê onça, mais a Alicia (irmã do Diego) salvavam animais em perigo e ajudavam animaizinhos perdidos. Agora, bem no meio da floresta, quando o Diego já ia ajudar um animal ferido, aparece o Homem aranha acompanhado de todos os heróis. Eles voam entre onças e elefantes, levam o Diego e Alicia para voar e combatem caçadores! É uma bagunça só e eu fico completamente perdida, sem saber como dar continuidade numa história tão misturada...
Hoje vim pensando sobre isso, enquanto tentava arranjar solução para o Hulk destruindo uma jaula que aprisionava um elefante. Meu filho está crescendo!!! É verdade que ele ainda não sabe bem se abandona o Diego e avança para a fase dos heróis ou se traz o Diego junto com ele.
Precisamos ajudar nossos filhos nessa fase. Não é fácil. Ele tem que deixar de ser bebê e não deve ser muito agradável imaginar que a partir de agora é preciso aprender a se vestir sozinho, parar de pedir colo na rua, abandonar a chupeta, parar de ir para a cama dos pais e de chorar a toa.
Mesmo para nós é difícil. Afinal quem não gosta de um filho quentinho aninhado em seus braços na cama, sonhando com carinha de anjo? Quem não gosta de levar a colher com comida até a boca deles para se certificar de que estão realmente comendo tudo? Ou dar um banho gostoso enquanto ouve gargalhadas?
Mas é preciso deixá-los crescer. É preciso ajudar a ultrapassar essa fase e todas as outras que virão. Se houver falhas nessa, ele terá dificuldade na próxima e pode virar uma bola de neve.
Falo por mim mesma, que amava ter um bebê em casa...é preciso deixá-los crescer!
Ajudem seus filhos. Ajudem a caminhar sozinhos, para que sejam crianças seguras, adolescentes seguros, jovens e adultos seguros. Deixem -os crescer mamãe e papai. Pare de tratar seus filhos como bebês e os ajude a deixar a fase anterior, sem medo. Mostre que estará com eles sempre e em todas as fases e que o amor continua igual. Que podem avançar, porque vocês acompanham sempre de perto.

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."
I Corintios 13:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário