sexta-feira, 26 de abril de 2013

ERROS E ACERTOS

Enquanto ontem eu postei minha alegria porque percebo o Lucca crescendo, hoje me sinto um tanto quanto confusa, aborrecida e envergonhada. Além de frustrada!
Acabei de voltar da Fonoaudióloga com o Lucca, que está tendo muita dificuldade em pronunciar vários fonemas e ouvi dela que o Lucca é muito mimado, manhoso e infantil além da conta, para uma criança de 4 anos. Ouvi tudo quieta, sem palavras e sem reação. Procurando na minha mente onde estava errando.
Sempre ouço críticas na minha forma de criar o Lucca. Dizem que sou dura demais. Que ele só tem 4 anos. Que cobro demais. E agora ouço que ele é mimado. Onde estou errando?
Fiquei quieta, porque ela tem razão. Ele é muito infantil, embora muito inteligente e até maduro as vezes. Mas seu comportamento é infantil e bem típico de uma criança mimada. Sou dura ou mimo demais?
Estou aqui escrevendo e scaneando minha mente em busca de soluções. Como posso ajudar meu filho a crescer? Creio que meu esforço tem sido ineficaz. 
Daí me lembro que ele tem um pai. E o casal é juntamente responsável. O casal deve falar a mesma língua, andar juntos, respeitar as decisões do outro. A criança está em formação e precisa de unidade, caso contrário, fica confusa e claro, vai escolher o lado mais brando, mais fácil. Mas uma criança, por mais madura que seja, não tem maturidade suficiente, para entender, que o atraso de agora, será cobrado no futuro e com certeza terá consequências muito mais pesadas. Esse entendimento cabe aos pais.
Não podemos viver apenas o hoje. Passar a mão na cabeça do filho para evitar o choro e frustração dele. Porque lá na frente, essa frustração será ainda maior e se ele não aprendeu a lidar com frustrações no tempo certo, não saberá o que fazer. O mundo não passa a mão na cabeça de ninguém, ele passa a perna!!!
Escrevi, escrevi e ainda não tenho respostas.
O fato é que sou cheia de imperfeições, medos e frustrações não resolvidas também. Assim como qualquer adulto. E como posso suprir as necessidades do meu filho? Resposta: não posso. Completando: Não posso sozinha. E então a resposta vem dos lábios do Senhor, meu Deus em quem coloco toda a minha confiança.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."
 II Corintios 12:9
 
E nesse momento eu me entrego inteiramente a Deus. Porque o poder Dele se aperfeiçoa na minha fraqueza. A verdade é que não sei nada e não seria capaz de ser uma boa mãe se não fosse a graça de Deus. Cada palavra minha neste blog, expressa unicamente o poder de Deus na minha vida! Querem respostas? Consultem a Deus e Ele falará diretamente com vocês, assim como tem falado comigo e me usado na minha fraqueza.
E sabe o que mais Ele me disse? Que me capacitou para esta tarefa de ser mãe, educar meu filho e orienta-lo no caminho certo. Confio Nele, espero Nele e me glorio na minha fraqueza porque assim, o poder Dele se mostrará apesar de todas as minhas imperfeições.

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
 Josué 1:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário