quarta-feira, 24 de abril de 2013

PLANO DE SALVAÇÃO


Há alguns domingos atrás, fomos convidados para o batismo de um de nossos adolescentes, com quem trabalhamos na igreja. Mas a minha surpresa foi encontrar crianças sendo batizadas. Crianças de 6, 8 e 12 anos. E todas elas, sem exceção, ao serem questionadas como, quando e onde aceitaram Jesus, responderam que foi em casa, com sua mãe. E então vi a importância do nosso papel em casa. Aquelas crianças estavam ali porque queriam, completamente cientes da decisão que estavam tomando. Eu, como boa maria mole que sou, chorei o culto inteiro. Ficava imaginando o Lucca ali, sendo batizado e talvez dizendo que aceitou Jesus comigo...que privilégio seria!!!
E esta semana, uma amiga muito querida, me perguntou:
_Como faço para falar do plano de Salvação para minha filha? Não sei se ela entende o que é morte ainda, acho muito complexo o assunto.
Então me dei conta, que muitas pessoas, mães e pais, também não fazem idéia de como abordar o assunto com seus filhos. Eu mesma, nunca falei do plano da salvação com o Lucca. Não exatamente como está representado ali, naquela figura, que aliás é uma ótima ferramenta de ensino.
A verdade queridos, é que seu filho, não necessariamente terá um encontro com Jesus, ouvindo o plano de salvação. Talvez ele aceite a Jesus na igreja, durante a escola dominical, ou com o irmão mais velho, ou ouvindo uma música ou assistindo um DVD na TV. Não existe regra. Cada criança é única e tem seu tempo próprio. Cada criança absorve as informações de forma diferente. Identifique o que atrai o interesse do seu filho e explore essa opção.
Mas uma coisa é certa e eu digo sempre isto aqui. Ele vai querer se relacionar com o Deus que você se relaciona. Ou será indiferente como você mesmo é. Ou ainda, será um cristão de igreja, crítico e distante. Eu não sei.
A minha pequena experiência com o Lucca, acontece no nosso dia a dia. Sempre oramos juntos e hoje ele já nem consegue dormir sem isso! "Mamãe, quem vai olar comigo?". Sempre que possível, conto uma história da bíblia, e como ele é menino, dou bastante ênfase aos heróis, e a força que vem de Deus, às vitórias, às lutas, etc. Aproveito cada momento no carro, para ouvir louvores e louvar com ele. Compartilho as coisas que Deus faz na nossa vida, mesmo as mais simples, como um sol no sábado, os passarinhos cantando na janela, as respostas de oração. Incentivo ele a procurar Deus sempre que precisar. Oramos quando alguém está doente. Oramos agradecendo por alguma coisa muito legal que aconteceu. Oramos pelos nossos sonhos, como morar em João Pessoa, ou fazer uma viagem para a disney, ou para resolver nossos problemas financeiros.
E nessa convivência, vão surgindo dúvidas. Ele pergunta e pergunta muito. Perguntas simples ou elaboradas e complexas! E vamos respondendo, usando palavras fáceis, sem complicar o que é simples. O evangelho é simples, não precisa florear!
E assim seu relacionamento com Deus vai se estreitando. E eu sei, que no momento dele, na oportunidade e tempo certo de Deus, ele vai aceitar Jesus. Ou comigo, ou com o pai, ou durante uma música ou escola dominical.
E para os pais eu aconselho...relacione-se com Deus. Estreite sua amizade com Ele. Aprenda a confiar, descansar e adorar. Porque o seu filho está olhando pra você. Ele vai querer ser como você. E então o seu testemunho de vida, dará conta de falar do plano de salvação pra ele.
É meus amigos...nossa responsabilidade é grande! Mas é maravilhosa. Feche seus olhos e imagine: Seu filho (a) sendo batizado e testemunhando: "aceitei Jesus porque vi que ele fazia minha mãe feliz" "aceitei Jesus, porque um dia meu pai me falou Dele e na igreja perguntaram se eu queria e eu quis" "aceitei Jesus ouvindo uma música que dizia que Jesus é nosso amigo e eu sei que Ele é mesmo, porque meus pais são amigos Dele e eu quis também"
Cada mudança começa em você...

2 comentários:

  1. Vc não faz idéia do quanto amo ler teu blog!!:-)
    Deus te usa...Ele te deu dons e talentos, como é bom ver vc aplicá-los no Reino!te amo!xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não faz idéia como me deixou feliz em saber que está acompanhando!!! Obrigada querida por esse carinho....beijos. Te amo muito.

      Excluir