terça-feira, 14 de maio de 2013

ABSTINÊNCIA...

Ontem, deitada na cama, com uma pontinha de tristeza no peito, comecei a pensar sobre o motivo....abstinência! Isso mesmo!
Até hoje sinto uma saudade enorme da minha barriga de grávida. Mais saudade ainda, sinto de amamentar o Lucca, que mamou até 1 ano e 3 meses. Por mim teria mamado mais, mas ele decidiu que era hora de parar!!! Senti tanta falta!
Ele tinha pouco mais de 1 aninho quando dormiu fora de casa pela primeira vez. Alegria do marido, que enfim teria sua esposa somente pra ele, depois de tantos meses...Ilusão. Adoeci. Vômito, diarréia...passou no dia seguinte, quando o Lucca voltou pra casa!
E quando ele passou uma semana na casa da vovó no interior de SP? Saí de lá aos prantos, derretendo de tanto chorar. Coincidentemente adoeci também. E dos 7 dias que o marido teria só pra ele, deve ter sobrado uns 3 e olhe lá!
Quando o Lucca entrou na escola, não teve problema de adaptação. Entrou, deu tchau e pronto. E eu toda orgulhosa do filho que tinha, adoeci de novo. Que gripe brava!!!
Isso se repetiu na segunda vez que ele ficou na casa da avó no interior. Mais uma semana com o Lucca se divertindo a bessa e eu doente.
Claro que a gente amadurece, se acostuma e vai deixando o filho crescer, andar sozinho. Vai cortando o cordão umbilical e permitindo que ele amadureça.
Então ele deixou a chupeta. Já está fazendo 1 mês. Não sei quem está sofrendo mais. Eu ou ele. Ele tem feito muita manha, mas eu tenho estado muito sensível também. Afinal, junto com a chupeta, saiu o bebê daquele corpinho. Agora ele dorme na cama dele a noite toda. E não precisa mais de mim. Apenas oramos juntos, as vezes tem história, mas depois disso, é só um beijo e tchau! Ele fica lá, sozinho, ouvindo música até dormir. Não precisa mais de mim...
E eu na minha cama. Sem marido, porque está viajando e sem filho, porque ele prefere o espaço dele agora.
Como disse, nós amadurecemos. Não fiquei doente. Tenho apenas insonia! Acordo várias vezes a noite, fico procurando por barulhinhos, passos, voz. Mas nada! Absolutamente nada! Ele continua dormindo sem precisar de mim.
Estou dormindo mal, é verdade. Mas acredito que a abstinência vai passar e o importante é que a passagem dele, de uma fase para outra, seja completa.
Agora ele toma banho sozinho, escova os dentes, come, tira a roupa, coloca roupa. Já fazia isso antes, mas agora ele exige que seja assim. Gosta de ser notado e receber elogios por sua independência.
Tudo bem. Talvez eu precise de um psicólogo, mas vamos levando. Não tenho mais um bebê.
Pensa que ver o filho crescer é fácil? Dizem que quando cai o cordão umbilical do bebê, não dói nada. Ele não sente nada. Pode até ser. Mas em mim doeu! E como doeu. E cada vez que preciso cortar essa ligação e outras ligações, dói!
Faz parte e o importante é entender isso. E não se assuste quando sentir tudo isso que descrevi. Faz parte do processo de amadurecimento de mãe...
Hoje acordei ele cantando:

"Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados na maternidade
...
Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado!"
(Cazuza)

Então o Lucca, ainda com os olhinhos fechados, aproveitou a deixa e disse:
_É mesmo
_É mesmo o quê?
_Exagelada. Você é exagelada.
_Porque?
_Porque você chola...(disse isso com um sorrisinho bem maroto, se referindo ao dia que eu chorei, frustrada, por não saber como agir com ele, que estava muito manhoso)

É mamães. Somos exageradas! É parte da maternidade! Apenas não alimente esta caracteristica e vamos deixa-los crescer. A doença causada pela abstinência passa. Mas o aprendizado que eles adquirem, os exemplos, os ensinamentos, ficam pra sempre. E nunca mais se esquecerão deles.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6 


Nenhum comentário:

Postar um comentário