segunda-feira, 6 de maio de 2013

CRESCENDO

Hoje completa 17 dias que o Lucca deixou a chupeta. Ele usava somente para dormir, mas ainda usava.
Foi uma luta convence-lo de que estava na hora de parar de usar. Foi tão difícil, que quando ele decidiu, ficamos na expectativa de uma fase bem complicada, com pedidos, choro, dificuldade para dormir, etc. Mas para nossa surpresa, quando ele decide, decide mesmo.
Eu disse que havia uma loja, em que era possível comprar brinquedos com chupetas. Ele pediu pra ir e disse que queria um patinete. Combinei direitinho com o vendedor e quando o Lucca escolheu o patinete, foi logo perguntando:
_Quanto custa esse patinete?
_Ahhh..esse patinete é bem caro. Custa 3 chupetas. Disse o vendedor.
_Mas eu tenho 3 chupetas!!! Disse o Lucca realizado!!!
_Então você pode comprar. É só levar no caixa.
Então lá foi o Lucca, com suas 3 chupetas na mão. Chegando no caixa disse bem baixinho e se virando pra ninguém ver.
_Peraí mamãe, vou me despedir das chupetas.
Pegou uma por uma, colocou na boca, depois devolveu no saquinho e entregou no caixa!
Oba! Feito! Agora é só esperar a noite. Será que vai chorar? Será que vai pedir? Será que vai dar trabalho para dormir?
NADA! Nesses 17 dias, ele deve ter pedido umas 3 ou 4 vezes, mas sem chorar e sem drama quando eu dizia que não tinha mais jeito, que ele havia deixado na loja! Que alívio.
E ontem ele voltou a dormir na cama dele.
Está bem! Essa parte é culpa nossa! Mas nunca ninguém havia me convencido de que filho na cama dos pais era prejudicial. Até que a fonoaudióloga explicar que determinados comportamentos, prejudicam o crescimento. Por que psicologicamente, ele continuava bebê.
Ok, ok....volta da sua cama macaquinho!
E lá foi ele. Feliz, embora inseguro desse crescimento. Mas caminhando e isso é o mais importante. A caminho do crescimento.
Como vocês viram, não sou uma mãe perfeita! Mas ninguém é! A diferença está em "querer ser". E pra isso, precisamos também amadurecer, crescer junto com nossos filhos. Cortar o cordão umbilical e deixar que eles caminhem. Esse cordão vai se refazendo em outras áreas e no seu momento certo também precisarão ser cortados. E novos cordões se reestabelecerão. Esse é o ciclo.
Falar é fácil, mas a verdade é que precisamos cortar os cordões que vão se formando. Sei que é difícil. E como sei! Meu bebê, de repente não é mais bebê e vai deixar de depender de mim em várias áreas. E vou me tornando desnecessária.
Entenda, que ser desnecessária não é ruim. Significa que eles estão aprendendo andar com as próprias pernas, tomar decisões prudentes, escolher caminhos. Isso é muito bom.
E muitos cordões serão cortados, até que finalmente o último permaneça. Aquele que não causa dependência, mas apenas funciona como elo para trocas. De amor, experiência e ensinamentos.
E quem cresce nessa história?
Todos crescemos.

2 comentários:

  1. Excelente texto, Mônica. Parabéns. Deus abençoe você e Lucca nesta difícil e gloriosa tarefa de crescerem juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que difícil pastor Robinson!!! rsrsrs. Mas vamos caminhando...eu sei que muitas coisas boas virão para substituir essa "minha" dependencia!

      Excluir