segunda-feira, 13 de maio de 2013

MÃES TAMBÉM CHORAM

Nem todo o universo materno é feito de flores. Há espinhos. Arrisco dizer, que há mais espinhos que flores.
Daí você pode me perguntar, qual a vantagem de se tornar mãe. Não sei explicar. Só sei que embora os espinhos sejam muitos, as flores são belas, perfumadas, enchem o olhar e faz bater mais forte o coração. Então o trabalho de ir eliminando os espinhos se torna mais brando embora não menos doloroso.
Mães choram.
Choram principalmente por frustração. Frustração, porque filhos não vem com manual. E logo nos primeiros dias de vida do bebê, você já se pega perdida. E agora? Quantas vezes preciso examinar a fralda? Tem que trocar a cada xixi? E esse umbigo meu Deus!!! Será que dói? O cocô deveria ter mesmo essa cor? Por esse menino não pega o peito direito? Será que mamou o suficiente? Tem acordar ele pra mamar no meio da noite? Não vejo a hora dele dormir a noite toda...e quando ele dorme a noite toda, quem não dorme é você pensando se ele não está com fome, ou pior...será que está respirando?
Eles começam a engatinhar e a preocupação com coisas perigosas ao alcance da mão começam. A tomada!!! E quando estão andando?! Será que tenho que correr o tempo todo pra evitar que ele caia e bata a cabecinha? Água!!! Que pesadelo! Fique longe dessa bacia menino, piscina nem pensar!
Ficou doente...não come, leva no hospital, chora junto com a criança. Engoliu uma moeda, e agora? Chora de novo mamãe.
Eles crescem e as preocupações aumentam. Começam a falar e... surpresa! Eles te respondem rispidamente! Não querem ser contrariados!
Que dor no coração! Tanta coisa que fazemos por nossos filhos e nos deparamos com olhinhos raivosos em nossa direção!
Começam as malcriações, manhas e birras, gritos e choros. E então nos frustramos. Quando achamos que estamos com o controle da situação. Bum!!! Eles passaram de fase e você não sabe mais como lidar.
Choramos porque os papais não acompanham. Tem "filosofias" diferentes. Você corrige e eles "descorrigem"!E os avós então! Fazem tudo que eles querem, riem das malcriações, dão doces escondidos da mamãe, compram presentes fora de hora! Fazer o quê? Esse é o direito que se adquire ao se tornar avô e avó. Educação é obrigação dos pais!
Mas ser mãe é mágico. Sentimos quando acordam no meio da noite. Só o som da voz do seu filho, já faz o coração bater mais forte. Os olhinhos brilhantes quando te vêem no final do dia na porta da escola, não tem preço. O abraço apertado. O carinho de graça. Declarações de amor.
Agora mesmo ao deixá-lo na escola, ele encontrou um coração de papel no chão, gritou: mamãeeee. Voltei. Então recebi o coraçãozinho vermelho, um carinho, um gesto de amor, um sorriso, que vai me alimentar por todo meu dia.
Não sei se esperavam de mim alguma resposta. Alguma solução. Mas sinto muito mamães....MÃES TAMBÉM CHORAM e receio que será sempre assim.
Mas...

O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
Salmos 28:7
O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
Salmos 28:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário