segunda-feira, 17 de junho de 2013

QUANDO FAZ SENTIDO...

É tão mágico quando as letras começam a fazer sentido!
Um dia eles são bebês e cada palavrinha nova é uma vitória...pra nós, que começamos a entender o que querem! No outro dia estão na escola, aprendendo a dominar a coordenação motora, aprendendo letrinhas, trazendo novidades pra casa.
O Lucca já aprendeu todas as letras. Não somente o A E I O U, como todo o abecedário, incluindo o W (dabliú) e o Y (ispilon), como costuma dizer. E confesso que acho um encanto esses errinhos de dicção. Pena que preciso sempre corrigir. Que lindo! Já sabe escrever até seu nome e tem o hábito de soletrar, quando alguém o erra, chamando-o de "Lucas". Ele diz: Não tem o S, é L-U-C-C-A, sem o S, entendeu?
Mas ontem, nosso coração bateu mais forte. Embora ele conheça todas as letras, juntá-las ainda não faz sentido pra ele, mas ontem, no carro, brincando com o papai, alguma coisa mudou.
O Beto começou a ensinar como juntar algumas letrinhas. Eu já havia tentado, mas ele ainda não "enxergava" sentido. Então o Beto dizia:
_Vamos juntar a letra da mamãe, o M com o A. Fica MA. Viu? Tem o som do A no final. E se juntar o M com o E, como fica?
_...
_Fica ME, com som de E no final. Tente M com I.
_MI?
_Isso! (Eu e ele em coro batendo palmas. Será? Será que fez sentido?) Tente M com O.
_MO?
_Parabéns filho!M com U?
_MU.
_Agora vamos mudar a letra, para a letra do Lucca. L com U
_LU
_Muito bem. Tente L com A. Tem som de A no final.
_LA?
_Parabéns!
E nesse momento os olhinhos dele ganharam um brilho diferente! Um brilho de descoberta! Um brilho de vitória! Foi radiante! Então ele com um sorriso maior que o rosto, disse.
_Meu colação está esquevendo dento de mim. Ele esqueve e eu falo o que ele esqueveu! Fala de novo papai.
_Então tente P com A.
_PA
_Isso! Parabéns!
_Viu? Meu colação tá esquevendo aqui dento! (Dizia isso colocando a mãozinha no peito)

Se o coração dele escrevia ou não, eu não sei, mas o meu quase saiu pela boca, por estar presente no momento de sua descoberta! Que coisa mais linda foi aquele brilho no olhar!
Pena que hoje em dia, tantos pais estão ausentes em momentos simples, mas únicos como este! Por conta de uma imposição da sociedade de que só tem sucesso, quem trabalha muito, alcança grandes posições e ganha muito dinheiro, para manter um padrão de vida alto que mostre como você é feliz!
Pra mim, felicidade é ter tempo para meu filho. Que não seja tempo em quantidade, mas que seja tempo de qualidade. Tempo para minha família. Tempo de desfrutar momentos singulares como este do final de semana.
Papai e mamãe, olhem para seus filhos. Parem um momento essa vida corrida e apenas olhem pra eles. Quem sabe terão a oportunidade de ver um brilho no olhar por uma descoberta, ou o momento exato que ele deixou de ser bebê, ou notar uma frase madura, de sua boquinha tão pequena, ou um sorriso completamente feliz.
O tempo passa e todo o dinheiro que está tentando ganhar para que eles tenham uma vida confortável, será usado em psicanálise por terem pais ausentes durante sua infância, ou para pagar uma clínica de reabilitação química, ou para sustentar uma vida confortável que se acostumaram a ter sem esforço.
Parem e olhem. E se fizerem isso com o coração aberto, descobrirão que o verdadeiro sucesso, está em deixar um legado e não uma herança.

"Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho."
Salmos 119:37



Nenhum comentário:

Postar um comentário