quinta-feira, 29 de maio de 2014

UMA CONVERSA MADURA

Ontem, eu e o Lucca tivemos uma conversa muito madura!!!
Pra que entendam um pouco melhor o contexto, preciso explicar um pouco da personalidade do Lucca. Ele é uma criança com personalidade bem forte, um tanto imediatista e explosivo. É também muito carinhoso, inteligente, alegre e ativo.
O fato é que o Lucca, com seus 5 anos de idade, tem ainda muita dificuldade em lidar com suas frustrações. E convenhamos, está aí uma área difícil de lidar para qualquer um! Nós como “adultos”, até temos um comportamento “aceitável”, mas por dentro estamos explodindo, de raiva, ou frustração, ou medo, ou seja o que for. Mas aparentamos um autocontrole maior.
O Lucca está pouco preocupado com o que vão pensar. Se ele não consegue colocar o cinto de segurança, a frustração pode ser suficiente para desencadear um acesso de raiva, seguido de chutes, choro e socos no ar! Venho conversando com ele, sobre a importância de manter o controle, respirar fundo, pensar e então tentar novamente. Aconteceram uma, duas, doze, quarenta e sete vezes, enfim. Vinha acontecendo várias vezes, por várias razões e em vários ambientes. Escola, igreja, casa, shopping!
Ontem ele tentou folgar o cinto de segurança no carro. Percebi que estava ficando nervoso quando ouvi o som do cinto sendo puxado com força e travando claro! Olhei no retrovisor e o vi respirando fundo, bravo, bicudo, mas tentando novamente. Conseguiu. Ufa!
Aproveitei a oportunidade e dei os parabéns.
_Parabéns filho. Você se controlou e conseguiu. Não chorou, não perdeu o controle e isso foi muito legal! Isso se chama maturidade, estou orgulhosa!
_Mamãe, o que é matulidade?
_Maturidade é quando a cabeça cresce. Quero dizer, não a cabeça assim, de tamanho, mas o pensamento cresce. Vou explicar. Quando você é bebê, faz coisas de bebê, não sabe falar e chora. Quando você vai crescendo, sua cabeça, o pensamento, cresce também. Não o tamanho da cabeça, mas o que está dentro dela, o jeito de pensar. Você vira um menino e já sabe falar e não pode mais se comportar como bebê. Precisa se comunicar, conversar, aprender as fazer as coisas sozinho... (ele quis completar)
_Eu posso falar? Quando eu ela bebê, eu pensava igual bebê e não sabia falar e tal. Só cholar. E depois eu ela menino e não fazia mais igual a bebê, não cholo mais! Então o célebo cresce e eu vou ficando mais maior e não faço mais coisa que bebê faz e tal! Né?
_Isso mesmo filho. Você entendeu muito bem. E você não ficou feliz em conseguir resolver um problema sozinho, sem chorar, sem perder o controle?
_Sim!
_ E eu também fiquei.Parabéns meu meninão!

Fiquei realmente muito orgulhosa do meu meninão. Às vezes nos parece que tudo que falamos, ou fazemos, não está sendo ouvido ou visto. E pra falar bem a verdade, não somos o melhor exemplo do mundo, não é? Mas Deus não descuida das brechas que deixamos e preenche Ele mesmo, os espaços que deixamos pelas nossas falhas, fraquezas e negligências. E o Lucca vai crescendo e amadurecendo, no tempo dele e com as experiências dele, na vida com os pais, amigos e professores na escola, convivência com a palavra de Deus e líderes na igreja. Até mesmo com os desenhos que assiste na televisão. E nesse ponto é que vejo a importância de saber o que seu filho assiste e o que está sendo incutido na sua cabecinha através das imagens coloridas e atraentes. Cuidado papais....assistam juntos, conheçam e façam escolhas pelos programas na TV.
E então, apreciem seu filho crescer, aprender e construir sua personalidade! Assistam ele se tornar um homem ou mulher, seguros emocionalmente, maduros e felizes!

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."
I Corintios 13:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário