terça-feira, 3 de junho de 2014

QUERO VER - PARTE II - A FICHA CAIU!!!


Eu disse que a ficha não tinha caído! Eu disse!
Hoje no carro, sem motivo nenhum, assim mesmo de supetão, o Lucca volta ao assunto de como faz um bebê.
_Mamãe, o bebê fica no saquinho do papai? Porque plimeilo ele nasce no saquinho, depois vai pala a barriga da mamãe, não é?
(Ele disse isso, porque algumas vezes brincamos dizendo que "nessa época você ainda estava no saquinho do papai". Nós e nossas manias de usar palavras figuradas. Nessa idade, com 5 anos, eles ainda são muito literais. É preciso tomar cuidado com imagens que plantamos.)
_Não filho. No saquinho só tem sementinha. Quando a sementinha vai para a barriga da mamãe, é que ela encontra o "ovinho" e forma o bebê.
.......silêncio......
_Mas como a sementinha vai na barriga da mamãe???
E agora José? Sobrou pra mim! O Beto não explicou direito essa história e sobrou pra mim!
_Está certo meu filho. Vamos lá. Deus fez o homem com um pipiu não foi? E dentro do saquinho, tem sementinhas.
_Sim.
_E fez a mulher sem pipiu, só com um buraquinho. E dentro da barriga tem "ovulos" que são como ovinhos.
_Sim. hahahaha (risos do Lucca). E como a sementinha vai na barriga da mamãe?
_Então (respirando fundo) ....quando o homem e a mulher ficam adultos, assim do tamanho do papai e da mamãe, então a sementinha e o ovinho estão prontos. O homem coloca o pipiu na mulher e joga a sementinha lá dentro. Então a sementinha vai nadando, nadando, nadando e encontra o ovinho. Aí diz assim: "oi, posso entrar?" e o ovinho diz: "oi, pode". Aí a sementinha entra no ovinho e eles se misturam e começam a se dividir, e formam coraçãozinho, olhinho, boquinha, bracinho, perninha até formar o bebê inteirinho.
_ÉCAAAAAAAAAAA. Então o homem faz xixi lá dentro?
_Não filho, não faz xixi. Só sai sementinha.
_ÉÉÉÉCAAAAAAAA. Que coisa mais nojenta! Porque você nunca me falou isso antes?
Não resisti! Nessa hora eu ri e ri bastante.
_Ai filho! Você é muito engraçado! Eu não falei antes porque você não tinha perguntado. Não tinha tido curiosidade ainda.
........silêncio.......
_Mamãe, você fez isso com o papai?
_Sim filho, senão você não teria nascido.
_ÉCAAAAAAAAAAAAAAA! Que nojo!
Eu ria, mas tinha que me controlar. Ficava imaginando a cara de reprovação do Beto pra mim, dizendo que não podia rir!
_Não se preocupe com isso agora filho.
........silêncio...........
_Ainda bem que vai demolar muito tempo.
_Muito tempo pra que filho?
_Pala eu ficar adulto. E eu não gosto dessa histólia de casar.
_Fica tranquilo. Vai demorar muito tempo sim.

E nessas horas, como já disse antes, o melhor caminho é ser verdadeiro. Não se tem muito o que fazer. Não adianta inventar histórias de cegonhas ou mistérios mirabolantes. Ele está perguntando e quer saber a verdade. É preciso dizer a verdade, ser honesto. Se você não contar, não abrir essa porta de diálogo quando surge a curiosidade, ele vai descobrir de outra forma. Com outras crianças, e Deus me livre, com outros adultos.
É preciso falar com sabedoria, mas com naturalidade. Se damos muitas voltas, o sexo parece complicado, difícil, nojento até. É preciso tratar tudo com leveza, para que ele entenda que o sexo foi criado por Deus para ser dessa forma. Que pode ser belo e natural quando acontece no tempo certo.
É normal que para a criança pareça nojento, afinal essas "áreas" servem para o xixi. Como pode não ser nojento?
O tempo, a idade e as experiências, vão dando conta de colocar tudo no lugar certo. Das informações fazerem sentido e de descobrirem que esse é o verdadeiro milagre da vida! As peças vão se encaixando aos poucos, para que no tempo próprio tudo faça sentido, fique natural e eles possam ter uma vida sexual saudável.
Mas o mais importante que vejo nisso tudo, é a criança saber que não existe barreira para conversar com os pais sobre qualquer assunto. É ele se sentir seguro para falar sobre qualquer coisa, porque seus pais estarão sempre disponíveis. É manter esse caminho livre de tabus, ou proibições sobre o que se pode ou não falar. É tornar natural o que de fato é natural. E quando ele tiver um problema, uma dúvida, uma angustia, ele vai saber que o caminho seguro é sempre os pais. Não terá necessidade de conversar com os amigos ou outras pessoas por medo do que podemos dizer.
Pra quê colocar obstáculos não é mesmo? A hora é agora. Esteja disponível sempre.
Tudo tem seu tempo determinado. E o tempo de conversar com seus filhos sobre qualquer assunto, é quando ele quer saber. Sente com ele. Doe seu tempo, invista na construção desse caminho de diálogo e confiança. Crie um canal saudável.

"Tudo tem seu tempo determinado. E há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário