quarta-feira, 27 de julho de 2016

SOMOS AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS

Fazemos escolhas e as escolhas nos fazem...
Isso é tão profundo e as vezes tão definitivo! E na maioria das vezes nem nos damos conta disso!
Fazemos escolhas todos os dias, o dia inteiro. Fazemos escolhas desde o dia que nascemos e por isso mesmo nem sempre são conscientes, pensadas, planejadas. As vezes escolhem por nós e escolhemos permitir. Outras vezes não temos escolha e aceitar isso ou não, é também uma escolha. Independente de como ou por quem ou quando foi feita a escolha, ainda assim as consequências existem. As vezes boas, outras indiferentes, outras ruins ou ainda avassaladoras, desastrosas e definitivas.

Havia um garoto de aproximadamente 9 anos. O que ele sabia da vida? O que sabia do futuro? O que podia saber sobre consequências? Mas ele fez um escolha que mudou toda sua vida. Escolheu usar drogas. Hoje, adulto, por mais que queira, por mais que lute, por mais que busque, não é capaz de se libertar. Hoje escravo, não tem mais escolhas.
Mas o que essa criança sabia da vida? Nada! Uma criança! Mas essa criança fez escolhas que mudaram todo o seu futuro.

O que nós como pais estamos fazendo para ensinar nossos filhos a fazerem boas escolhas?
Quando entregamos um iPad nas mãos deles e permitimos que fiquem o dia inteiro na frente daquela tela, vendo sabe lá o que? Pra nós é cômodo, afinal ficam quietos. Nos iludimos com a idéia de que estão perto, quietos, não correm perigos....só ilusão! Alguém já olhou o histórico de suas navegações na rede? Papai e mamãe, vocês podem se surpreender com o que estão vendo, ouvindo e aprendendo. A omissão também é uma escolha...é a escolha por não fazer nada diante de uma situação que você poderia mudar.

Aquele garoto encontrou drogas entre os amigos, brincando com as pessoas erradas, num tempo em que podíamos deixar nossos filhos nas ruas. A chance disso acontecer era tão menor. Afinal os pais acompanhavam de perto a escola, as amizades, os horários, as mudanças de humor. E mesmo como todo amor e cuidado daqueles pais, ele escolheu o caminho errado que lhe custa até hoje.

Mas sabe? Seu filho precisa apenas de um clique, para encontrar drogas, pornografia, pedófilia e tantas outras situações que eu sei, que como pai e mãe, você não quer para seu filho.

Não culpe a Deus pelo seu sofrimento, quando lá atrás você não O quis por perto ao fazer suas escolhas ou suas omissões. As escolhas são nossas e as consequências também.

Deus não escolhe o nosso sofrimento. Ele permite apenas que vivamos as consequências das nossas escolhas. Mas Ele está sempre ali. Perto. Sofrendo junto. Chorando junto. Aguardando a sua escolha por Ele. A única escolha que realmente importa. Porque nossa vida aqui é um sopro. Mas a eternidade....ah....a eternidade! Essa, se escolhida viver com Ele, será sem dor, sem choro, sem erros, sem sustos!

Essa é a escolha que importa! Essa é a escolha que não posso fazer por ninguém, nem pelo meu filho. Posso guiá-lo, posso ensiná-lo, mas não posso obrigá-lo. Será uma escolha que ele fará sozinho. E fará baseado naquilo que aprendeu, viu, viveu, testemunhou. Ainda assim, será sua escolha e não minha.

E embora eu tenha procurado fazer boas escolhas, ainda assim sofro por muitas delas. Não importa se "eu não sabia" que a tomada tinha eletricidade. Vou levar um choque se escolher colocar o dedo ali. As consequências não desaparecem com a nossa ignorância.

No final disso tudo, o que vale é procurar fazer boas escolhas. É entender que todos nós estamos sujeitos ao sofrimento e a alegria.É aprender a não culpar ninguém e seguir seu caminho. É entender que devemos lutar sempre, mas que algumas vezes devemos parar de lutar, aceitar e entregar a Deus nosso fardo. É não julgar as escolhas que os outros fazem, afinal, só ele sabe o que o levou àquele caminho. É confiar em Deus até o final, mesmo contra a maré. É descansar e entender que a vida de verdade começa com a eternidade e aqui....aqui é só um instante. E de todas as escolhas, certas ou erradas, conscientes ou equivocadas, a única que realmente importa, é a escolha pela eternidade, pela vida com Cristo, pelo sim Jesus. Mesmo que o caminho seja mais estreito, mas difícil e contra tudo o que o mundo diz ser correto.

As vezes somos culpados. Outras vezes não. Mas o perdão nos faz seguir em frente. É preciso perdoar o outro e o mais difícil, é preciso perdoar a si mesmo. O perdão, é a porta de entrada para a comunhão com Deus, é o início da caminhada para a eternidade.
Tenho pensado muito nisso. Nas escolhas que fiz e que faço. Nas escolhas que outros fizeram e me atingiram. Eu precisava escrever o que Deus tem falado comigo.
E entendi, que sou as escolhas que fiz. Boas ou más. Não posso me livrar das consequências, mas posso aprender com elas.
Espero que o texto o ajude a entender suas escolhas e suas consequências e o ajude principalmente a fazer a escolha mais importante da sua vida, que vai te guiar por todos os próximos passos que dará daqui pra frente.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
Mateus 7:14



Nenhum comentário:

Postar um comentário