sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O RICO E O MENDIGO

Quando o Lucca vem comigo para o escritório, ele participa comigo da minha meditação matutina. Ele já está tão acostumado, que logo pergunta : _ Vamos orar agora mamãe?
Hoje foi a mesma coisa, chegou e já perguntou sobre nosso tempo de meditação.
O texto hoje foi sobre Ester, e a preparação das mulheres para entrarem na presença do rei Assuero, para que ele  pudesse escolher uma nova rainha. Mas para que ele entendesse o contexto, fiz um breve resumo sobre a história de Ester, sobre sua beleza insuperável que fez com que o Rei Assuero a escolhesse, sobre seus medos, mas também sua coragem ao atuar quando foi necessário, sobre o jejum do povo de Deus e o final feliz da história de Ester. Depois focamos na beleza, exterior e interior.
Expliquei que não há nada de errado em ser bonito por fora e vaidoso, desde que se tenha consciência de que a beleza interior é mais importante. Quem você serve e com quem quer se parecer. Sobre nosso investimento de tempo nas coisas do mundo e nas coisas de Deus.
Então o Lucca disse:
_ Já entendi mamãe. É assim: um exemplo tá? Tem um mendigo. Ele está feio e mal cuidado, se veste mal e não toma banho. Mas tem Jesus no coração. E tem um homem rico, todo arrumado, com dinheiro no bolso e tudo que ele quer, mas não tem Jesus no coração. Então, nesse caso está invertido. O rico é o mendigo e o pobre é o rico. Porque o pobre não tem nada, mas tem o que é mais importante, a salvação. E o rico, tem tudo que ele quer, mas por dentro não tem nada, ele é pobre.

E assim o Lucca vai me surpreendendo com sua compreensão sobre prioridades.

O texto que me vem em mente, é o da viuva pobre. Jesus estava no templo e via os ricos lançarem grandes ofertas em moedas. Mas viu também uma viúva pobre, lançar duas moedinhas, quase sem valor, mas era tudo que tinha.

"E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha."

Lucas 21:1-4

O que aquela viuva lançou na verdade, não foi todo seu sustento, não era assim que ela enxergava aquelas moedas. O que ela lançou, foi sua fé, esperança, confiança no Deus da sua salvação. Ela sabia que nada faltaria pra ela, mesmo sendo suas duas últimas moedas, porque o Deus que ela cria, é o dono do ouro e da prata. O que aquela viúva tinha em seu coração, era toda a riqueza de que precisamos. A fé no Deus verdadeiro, o foco no alvo correto, a esperança lançada como flecha certeira. Aquela viúva, era a pessoa mais rica daquele ambiente.

Hoje em dia, os valores estão invertidos. Damos valor àquilo que não tem valor eterno, àquilo que se acaba como um piscar de olhos. Esquecemos ou deixamos pra lá, o que realmente importa. Deus, a família, a igreja, a busca pelos padrões corretos. Valorizamos a beleza exterior, o prazer imediato. Deixamos de lado a compaixão pelas pessoas necessitadas e escolhemos direcionar a animais. Não que eles não mereçam compaixão...merecem, são criaturas de Deus. Mas uma coisa não substitui a outra. Devemos olhar as pessoas com os olhos de Deus, cheios de misericórdia. Deixamos de lado a família, a esposa, o marido, os filhos, em busca de dinheiro, reconhecimento, fama. Escolhemos "matar" Deus, porque ele nos mostra nossa miséria, nossos defeitos. É mais fácil fechar os olhos e nos esconder atrás das máscaras que apresentam perfeição. Quando na verdade, é exatamente o que o Lucca disse: Está invertido mamãe...os "ricos" são pobres e os pobres são ricos.

E eu termino com parte do sermão do monte...

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:1-12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário